Logo Whatsapp
A EMPRESA
postagem_cone_blog_17_02-01-01.original.png Social

Parceria do Cabo de Santo Agostinho com iniciativa privada e ONU Habitat promete melhorar mobilidade, saneamento e habitação do município

Evento foi realizado no CONE e contou com a apresentação do presidente do IKONE Liga Social, Marcos Roberto Dubeux

O Cabo de Santo Agostinho é o primeiro município a fechar parceria com o IKONE Liga Social, numa associação que também envolverá a ONU Habitat, Programa das Nações Unidas especializado na promoção de cidades ambientalmente sustentáveis. A cooperação internacional, que irá definir as funções e responsabilidades de cada parceiro, está em fase de finalização e a assinatura e formalização se dará em breve.

“Queremos tornar o Cabo de Santo Agostinho uma cidade referência em nível nacional. Para isso, vamos aperfeiçoar o modelo de gestão com metodologias inovadoras e desenvolvendo novos conhecimentos de forma inclusiva e sustentável, com ações integradas de mobilidade, saneamento, segurança, energia limpa, educação, saúde, habitação e outros segmentos para transformar a vida dos cabenses”, disse o prefeito do Cabo, Keko do Armazém.  

O objetivo da parceria é trazer soluções inovadoras de renovação urbana e desenvolvimento sustentável para o município.  A aproximação entre a Prefeitura do Cabo, iniciativa privada e a agência intergovernamental, marca o lançamento do projeto “ Capital de Suape. Aqui nasce o Desenvolvimento Sustentável. “, realizado por Keko na última sexta-feira (12).  

A parceria pioneira na Região Metropolitana vai instituir diretrizes do planejamento estratégico incluindo o PDUI ( Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado ), PPA ( Plano Plurianual ) e Plano Decenal ( 10 anos ) focado no crescimento ordenado da cidade, incorporando as potencialidades e desafios, utilizando como base os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU Habitat. A iniciativa, intitulada “O Desenvolvimento Sustentável Nasce Aqui”, é uma alusão à frase que se transformou em marca registrada no município “Aqui, nasceu o Brasil”.

Todo time municipal abraçou os ODS como suas metas da gestão que serão peneirados com outros indicadores locais como aqueles publicados nos rankings “ Melhores cidades para se fazer negócios “ e “ Connected Smart Cities”, ambos elaborados pela empresa de pesquisas Urban Systems e divulgados pela revista Exame. Rayne Ferreti Moraes, oficial nacional da ONU Habitat, disse que o trabalho da agência será o de realizar diagnósticos da situação do Cabo em relação aos ODS e, a partir daí, buscar recursos para promover os objetivos. A instituição também vai realizar oficinas de acompanhamento das estratégias da cidade e de formação permanente de pessoal em inovação e impacto social.

De acordo com o presidente da Ikone Liga Social, Marcos Roberto Moura Dubeux, após a conclusão da primeira etapa do diagnóstico diversas frentes serão abertas para tornar realidade as ações. “ Reunindo forças na multiplicidade e diferenças de talentos avançaremos nessa parceria com um conselho estratégico para monitoramento das metas, planos de atração de investimentos, incentivos à inovação e impacto social, utilizando a inteligência coletiva com engajamento cívico através da plataforma de desafios da Ikone.global, conectando os problemas da cidade com soluções novas ou já existentes em outros locais “. A IKONE também tem entendimentos com o Porto Digital para sua plataforma de open innovation e ao final do processo a colaboração visa estabelecer um centro de inovação e impacto social com base nos ODS que possa apoiar as cidades do Brasil em se tornarem mais sustentáveis.

Sobre o Cabo de Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Faz parte da concentração urbana do Recife e integra a região metropolitana desta capital. O Produto Interno Bruto (PIB) do Cabo de Santo Agostinho é o segundo maior da Microrregião de Suape e a quarta maior economia do estado. O PIB per capita é o quarto maior do estado. O município guarda um grande acervo histórico, cultural e religioso, como os antigos engenhos que ajudaram a colocar Pernambuco no topo mundial da produção de açúcar no Século XVII. A cidade abriga juntamente com Ipojuca o Complexo Industrial Portuário de Suape, um dos maiores polos industriais do Nordeste do país.

Sobre a Ikone liga social

A IKONE é uma organização cujo objetivo é reunir uma liga social global de inovadores, empreendedores e investidores unidos para combater a pobreza e criar prosperidade. Para lidar com um cenário tão crítico e quebrar o ciclo da pobreza, colocamos em prática nossos conhecimentos e adotamos programas sociais efetivos dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU Habitat, identificando soluções ao redor do mundo que podem ser aplicadas localmente. A IKONE aborda os grandes desafios criando e gerenciando uma plataforma múltipla, com ações de impacto social através de um movimento global descentralizado através de inovação aberta com plataforma de desafios online e ações de impacto no mundo real.


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
kekodoarmazemvisitacone Iniciativas

Marcos Dubeux recebe Keko do Armazém e comitiva da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para conhecer o novo armazém frigorificado Cone

galpaofrigorificadocone Iniciativas

As obras do armazém frigorificado Cone Suape, em Pernambuco, estão avançando

WhatsApp_Image_2021-06-11_at_11.14.08.original.jpg Cases

A localização do Cone facilita a nossa logística. Outro ponto é a segurança que temos aqui no condomínio.