Logo Whatsapp
A EMPRESA
WhatsApp Image 2022-02-14 at 19.10.13.jpeg Econômica

Logística de armazenagem: porque ela é tão importante?

Serviços eficientes de armazenagem são necessários para que negócios atendam a diversos tipos de demanda. Progressivamente, aumenta-se a importância dessa etapa dos processos logísticos que, quando bem executada, passa a ser um decisivo diferencial competitivo.

Essa importância se deve, principalmente, ao fato de que fluxos de trabalho influenciam diretamente nos custos de cada negócio, como também na eficiência das atividades e na satisfação dos clientes.

A seguir, você confere alguns benefícios imediatos proporcionados pelo armazenamento correto, que justificam a importância de que seja dedicada a atenção devida a este ponto.

  • Acondicionamento Seguro

Uma estrutura adequada de armazenagem, além de proporcionar sistemas adequados ao modelo de cada negócio, garante a segurança dos materiais armazenados, considerando as características de cada produto, principalmente quando há exigências específicas quanto a temperatura ideal, iluminação, ventilação e perecibilidade, por exemplo.

  • Otimização de Processos Logísticos

Quando há o investimento correto – de tempo, estrutura e recursos – na armazenagem, cada processo logístico passa a acontecer de forma mais eficiente. Etapas como separação, expedição, carga e descarga costumam ser diretamente impactadas pela armazenagem: a forma como ela é realizada permite otimizar cada uma destas fases.

  • Redução de Perdas

Uma armazenagem adequada também contribui consideravelmente para a redução de perdas, reduzindo avarias e obsolescências por auxiliar o monitoramento, aprimorar o manuseio e acelerar a movimentação de mercadorias.

  • Agilidade

Quando se fala em logística, a agilidade é um verdadeiro objetivo perseguido diariamente. Uma boa armazenagem garante agilidade nos protocolos e fluxos, desde a organização de dados até a separação dos produtos, passando ainda por sua localização, recebimento, envio e transporte.

  • Foco na Experiência do Cliente

No centro de todo o processo logístico está a satisfação do cliente e a armazenagem deve estar a serviço desse propósito. Afinal, cada detalhe contribui para definir se a experiência do cliente superará ou estará abaixo de suas expectativas.

Perceba que os itens aqui listados estão diretamente relacionados, porque é exatamente assim que os processos logísticos funcional: de forma integrada. A armazenagem costuma ser a base dessa pirâmide que tem como topo o consumidor.

Contar com uma estrutura adequada e bem localizada, que funcione com uma camada de inteligência dedicada a otimizar processos faz toda a diferença. É assim que trabalhamos aqui no Cone, para que a armazenagem seja um verdadeiro diferencial no negócio de cada membro do nosso ecossistema.


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C21070 post 4blog(1)_.jpg Econômica

Coisas que você talvez não sabia sobre logística – e vai gostar de conhecer

C21065 post 4blog(1)_.png Econômica

Vantagens da Armazenagem Logística Terceirizada

gustavofreitas Econômica

Cone Entrevista - Gustavo Freitas: logística para e-commerce