Logo Whatsapp
A EMPRESA
ARMAZEMLOCALIZAÇAO Econômica

Como saber se um armazém está realmente bem localizado?

A localização é um dos principais fatores e decisões que interferem no sucesso de um negócio. Quando se trata de logística, principalmente.

Um empreendimento bem localizado tem mais condições de impactar positivamente o público-alvo, conquistando, assim, melhores resultados. Por isso, avaliar a localização de um armazém é um dos aspectos primordiais que devem ser considerados antes de definir onde se instalar. Mas, o que deve ser levado em conta?

  • Proximidade com a fábrica e/ou centros de distribuição.

Se estamos falando de uma empresa que manufatura algum produto, um galpão de armazenagem deve estar próximo da fábrica. Nesse caso, ele será responsável tanto por armazenar suprimentos necessários às atividades de produção quanto para estoque, facilitando fluxos.

No caso de um negócio atuar como fornecedor, a proximidade de centros de distribuição deve ser levada em conta. Afinal, eles são responsáveis por capilarizar os produtos. Uma localização estratégica, nesse caso, garante o cumprimento de prazos, custos menores e maior agilidade.

  • Facilidade de Exportação

Se a ideia é estocar bens para o comércio exterior, a localização ideal deve ser próxima de conexões intermodais, próxima a portos, aeroportos de cargas ou ferrovias que facilitem o escoamento da produção.

  • Características do Produto

Durabilidade, estabilidade e manuseabilidade são três características que devem ser consideradas, neste quesito. Produtos perecíveis, por exemplo, exigirão condições especiais de estoque, além de envolver riscos ao percorrer grandes distâncias e por isso devem estar o mais próximo possível dos modais de interesse.

  • Estacionamento

Tão importante quanto a estrutura de um armazém é a área externa a ele. Um estacionamento para veículos e amplo local de movimentação, com a devida segurança, sinalização e conveniências deve ser um pré-requisito.

  • Qualidade da infraestrutura

A localização só poderá ser considerada perfeita se toda a sua estrutura oferecer qualidade. O armazém precisará atender às demandas operacionais exigidas pela atividade da sua empresa em relação a questões como altura do pé-direito, resistência do piso, áreas de docas, acesso, segurança e eficiência energética. Cumprir obrigações legais como licenças de funcionamento também garante que não haverá surpresas desagradáveis no futuro.

Localização é uma importante vantagem competitiva. Para realizar uma escolha assertiva é necessário, portanto, que se compreendam as necessidades de um negócio. É por isso que o Cone atua a partir do conceito de Solution to Suit, desenvolvendo soluções sob medida para cada membro, que pode contar com uma estrutura alinhada a padrões internacionais, em uma localização privilegiada, com sete capitais, o mesmo número de aeroportos, oito portos marítimos e mais de 30 milhões de pessoas situados num radio de até 800 km.


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
C24005-post4  blog(1)_.png Econômica

Desvendando os Segredos da Integração Logística: Potencialize os Resultados do Seu Negócio

blog(1) retrospectiva2023.png Iniciativas

Confira a Retrospectiva Cone 2023

C23037-post4 blog(1)_.png Iniciativas

A importância de caminhoneiros contarem com espaços bem estruturados para paradas estratégicas