Foco no retorno de materiais, visando o seu reaproveitamento ou descarte: esse é o objetivo da logística reversa, também conhecida como logística inversa. Quando empregada de maneira lucrativa, permite a um negócio alcançar a sustentabilidade econômica e ambiental. A logística reversa existe para que empreendimentos não se tornem inimigos da sociedade mas, sim, seus parceiros.
Consciência e Sustentabilidade
A logística reversa atende a uma preocupação crescente do mercado consumidor em relação à sustentabilidade ambiental, com o objetivo de cuidar dos resíduos pós-consumo. Esse movimento ganha ainda mais força após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei 12.305, em agosto de 2010, um instrumento que firmou um acordo setorial no qual fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes, que passaram a compartilhar as responsabilidades sobre o ciclo de vida de produtos.
Redução de impactos
A grosso modo, o objetivo da logística reversa é reduzir o impacto do lixo, viabilizando que negócios possam cumprir suas funções sociais e ambientais, impactando significativamente na preservação do meio ambiente e redução dos prejuízos à saúde.
Vantagens
Entre as vantagens da implantação da logística reversa, é possível destacar:
– Aprimoramento dos Processos Produtivos
Se bem aplicada, a logística reversa pode significar avanços nos processos produtivos. Afinal, nem sempre ela deve ser utilizada pós-consumo. Um exemplo disso é o uso deste conceito para recolhimento de produtos com defeito. Acompanhando o volume de produtos recebidos, será possível identificar oportunidades de ajustes dos processos.
– Redução de Custos
Se um negócio aplica a logística reversa visando reaproveitar matéria-prima, poderá haver uma redução significativa de custos de produção.
– Imagem corporativa
Negócios que demonstram suas preocupações com a sustentabilidade, tendem a ser vistos como mais flexíveis e com maior capacidade de adaptação e diálogo, por parte dos consumidores que, por sua vez, cada vez mais cobram questões como responsabilidade, compromisso social e economia colaborativa. A logística reversa pode trazer muitos benefícios, tanto para negócios que precisam, obrigatoriamente, aplicá-la, como para aqueles que escolhem aprimorar seus processos através deste conceito. A ecoeficiência de produtos e serviços já é um fator importante de desempate entre consumidores. No entanto, para que a logística reversa seja bem aplicada, é fundamental que haja uma visão global da cadeira de suprimentos. Esta implantação deve significar que a empresa está contribuindo com a economia alternativa e reduzindo ou equilibrando os impactos de suas ações.
Leave a Reply