A EMPRESA
Dicas para aprimorar a logístia Econômica

Como aprimorar a logística de um negócio em 3 passos

Quando bem planejada e executada, a logística tem o poder de impactar positivamente os resultados de um negócio e por isso tornou-se uma questão fundamental no que diz respeito ao sucesso de iniciativas empresariais.

A logística é crucial para reduzir custos operacionais e desperdícios de materiais, agilizar processos de rotina e garantir a satisfação do cliente, desde que esteja integrada a todas as etapas da organização.

Mudanças que visem aprimorar qualquer processo logístico começam a partir destas compreensões e devem contar com fatores que apresentamos a seguir.

  • Planeje

Logística e planejamento caminham juntas. Sendo a cadeia logística um ciclo composto por diversas etapas interligadas, tudo precisa ocorrer de forma adequada, para que não haja intercorrências que gerem prejuízos.

Em Logística, planejar significa mapear processos, a fim de que seja possível alcançar total controle da cadeia de produção e distribuição. Quanto maior for o domínio destas informações, mais simples será prever e apontar fragilidades, podendo-se corrigir possíveis erros em tempo hábil. Neste planejamento, deve-se considerar os níveis estratégico, tático e operacional, com organização e acompanhamento rígidos do início ao fim.

  • Torne a sua gestão de estoque eficaz

Todo e qualquer planejamento só pode alcançar o sucesso com um controle de estoque eficaz, que permita alcançar mais produtividade e otimizar fluxos. É imperativo que haja facilidade no acesso e acompanhamento de todos os itens!

Da mesma forma que manter um estoque com níveis reduzidos de mercadorias é perigoso, já que essa quantidade pode vir a não cobrir a demanda, trabalhar com grandes quantidades de produtos estocados pode não ser vantajoso: manter estes produtos pode se tornar dispendioso, devido ao aumento das chanes de avarias e aumento dos custos de armazenagem.

  • Faça uso de todas as tecnologias disponíveis

Não há mais como falar em logística eficaz sem o uso da tecnologia. Diferentes níveis de soluções tecnológicas estão disponíveis a empresas de acordo com seus tamanhos e possibilidades. A adoção destas ferramentas se torna decisiva, já que o volume de informações e a quantidade de etapas na cadeia de distribuição são cada vez mais expressivos.

Hardwares e softwares ajudam a assegurar que o planejamento saia como previsto e faclitam a gestão de funções como transporte e armazenamento, permitindo uma visão ampliada. Assim, ganha-se tempo, qualidade e precisão, reduzindo-se erros, custos e desperdícios.

Se você chegou neste artigo procurando por dicas para aprimorar a logística do seu negócio, certamente estas são algumas que poderão ajudá-lo(a). Experimente praticá-las e esteja sempre atento(a) a boas práticas no segmento. Observe o que funciona para o seu negócio e inspire-se em cases de sucesso. E sempre que precisar de ajuda, conte com o Cone!


Notícias

Relacionadas

Arrastar para mover
marcosrobertodubeux Econômica

Marcos Roberto Dubeux marca presença no evento Experience Club NE que contou com a participação de Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livr

MarcosDubeuxeAndersonFerreira.png Econômica

Marcos Dubeux recebe prefeito Anderson Ferreira para visita à área onde será instalada a Zona de Processamento da Exportação Suape (ZPE Suap

kekodoarmazemvisitacone Iniciativas

Marcos Dubeux recebe Keko do Armazém e comitiva da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho para conhecer o novo galpão frigorificado Cone