Os períodos do ano em que acontecem maiores volumes de vendas demandam operações de logística mais ágeis e assertivas. Com o Natal, não é diferente. Momentos assim exigem, também, maior dedicação à logística reversa.
O conceito
Logística reversa é o processo que permite ao consumidor retornar um produto à empresa após o seu consumo, para que seja descartado de forma correta ou, ainda, para trocas ou em caso de defeitos.
Enquanto o descarte correto está diretamente ligado à preocupação socioambiental – cada vez mais em voga por parte dos consumidores -, nos períodos em que há maior volume de vendas é fundamental considerar as outras razões pelas quais as devoluções acontecem, seja por desistência, defeitos de fabricação ou pequenas avarias.
Como gerenciar a devolução de mercadorias?
Facilitar retornos rápidos e fáceis é obrigatório para negócios que desejam alcançar o sucesso, num cenário em que o nível de exigência dos consumidores só cresce. Para isso, é fundamental desenvolver um bom planejamento logístico, que elimine obstáculos e facilite o fluxo de materiais.
Já que a necessidade de logística reversa inevitavelmente acontecerá, a melhor forma de lidar com a situação é minimizando erros. Identifique quais são as principais causas da devolução, saiba quais são os produtos mais devolvidos e o porquê, busque possíveis equívocos dentro de sua unidade e nas rotas de entrega. Afinal, diversos fatores podem influenciar a devolução de mercadorias. Procurar entender essas falhas é condição indispensável para melhorar constantemente.
A logística reversa é uma logística inteligente
Quando o seu negócio começa a pensar na devolução de mercadorias como uma possibilidade real, encontra neste processo uma forma de aprender e evoluir, aprimorando o atendimento com o cliente e desenvolvendo importantes diferenciais em relação à concorrência. Assim, a logística se torna inteligente, capaz de identificar problemas e descobrir soluções de forma orgânica e oferecendo um serviço relevante aos seus clientes. Lembre-se: em logística, a capacidade de inovar é uma verdadeira carta na manga.
Leave a Reply