A economia colaborativa é uma tendência que chegou para ficar e contribuir para facilitar a rotina de negócios dos mais variados segmentos, alterando o comportamento do mercado consumidor em escala global.
De acordo com estudo da PwC, somente os setores de viagens, automóveis, finanças, contratação de pessoal e streaming já movimentam US$ 15 bilhões por ano.
E a logística colaborativa? Como funciona?
Falar em colaboração na área de logística parece um grande desafio, mas esse cenário tem se modificado gradualmente, proporcionando mais sinergia entre os principais atores do ramo, em busca de avanços nos processos e redução de custos.
Este conceito se apoia na interação entre negócios, fabricantes, prestadores de serviço, distribuidores e clientes. Enxergar possíveis concorrentes como aliados, nesse caso, pode ser uma decisão inteligente na busca por mais competitividade.
5 vantagens da economia colaborativa em logística
Reduzir custos e otimizar processos com o objetivo de se destacar e conquistar a fidelidade de clientes não é tarefa fácil. Afinal, o mercado está cada vez mais qualificado e os consumidores cada vez mais exigentes. É aqui que a logística colaborativa pode desempenhar um papel estratégico. Unir forças pode ser a chave do sucesso!
1 – Reduzir Custos com armazenamento
Todo negócio deseja reduzir custos. Nessa hora, contar com a logística colaborativa pode ser um divisor de águas. Compartilhar galpões de armazenamento, por exemplo, pode ser uma maneira simples de perceber isso na prática. Um mesmo espaço pode atender a negócios diferentes, dividindo-se os custos. Assim, todo mundo sai ganhando!
2 – Diminuir os gastos com transporte
Possuir frotas próprias significa arcar com custos elevados, sejam eles fixos ou não. Combustível, manutenção, multa e sinistros podem pesar no orçamento. Estes custos se tornam ainda mais expressivos quando caminhões retornam vazios das viagens. Compartilhar pode ajudar a reduzir estes gastos. O seu trecho de volta pode atender às necessidades de logística de uma empresa parceira.
3 – Mais agilidade e eficiência
Menos processos, mais flexibilidade. Quando seu negócio precisar realizar uma entrega, contar com o auxílio de uma transportadora fazer com que você não precise ficar esperando pelo preenchimento de todo o compartimento de um caminhão. Compartilhar gera agilidade!
4 – Incentivo à sustentabilidade
Aqui, estamos falando sobre um conceito que está em voga, em todo o mundo corporativo. Incentivando interações coletivas entre negócios, como compartilhamento da força de trabalho e até de equipamentos, é possível diminuir a produção de resíduos e seus impactos no meio ambiente. Se reduzimos o tempo de circulação de caminhões, por exemplo, tornamos uma atividade mais produtiva e menos poluente.
5 – Mais inteligência logística
Aplicar conceitos de logística colaborativa favorece o incremento de inteligência à gestão dos processos, por incentivar o compartilhamento de informações sobre o setor entre parceiros. Esta troca de estratégias auxilia no desenvolvimento de soluções compartilhadas para dificuldades vivenciadas pelos atores do segmento.
Uma tendência que faz toda a diferença
A logística colaborativa não é uma novidade, mas, até então, poucos negócios ainda incorporaram seus benefícios à rotina. Diante da necessidade de conter custos e aprimorar a qualidade, esta tendência pode fazer, de fato, a diferença. Avalie o que pode ser pertinente ao seu modelo de negócio e pratique!
Leave a Reply